Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Resgate das Histórias Clássicas

Com intuito de resgatar as histórias dos clássicos infantis, a professora de Língua Portuguesa e Séries Inicias, Katia Regina Zickuhr Ignaczuk, realizou na semana de 28-10 à 04-11, um trabalho com os alunos do 7º ano( matutino) E 4º ano( vespertino).
Para iniciar contou-lhes a história “O CARTEIRO CHEGOU “ de JANET E ALLAN ALLBERG.
Mas, porque o inicio do trabalho com essa história?  Justamente pelo fato de o carteiro entregar cartas a alguns personagens dos clássicos infantis. Essas cartas estavam dentro do livro, o que estimulou a criatividade dos alunos. Elas eram compostas de vários gêneros textuais, tais como: carta simples, panfleto de propaganda, cartão postal, cartão de aniversário, intimação, e outros.
Depois de lida a história, oportunizou-se aos alunos o contato com o livro, instigando-os logo após sobre os personagens que apareciam na história. Aconteceu então um dialogo, onde os alunos puderam juntamente com a professora relembrar as histórias dos personagens citados.
Em seguida, a professora propõe a eles uma produção textual onde os mesmos deveriam recontar a história de um personagem do livro o “Carteiro Chegou”, porém deveriam escrever essa história ao contrário, onde o mocinho fosse o bandido e o bandido fosse o mocinho.
E foi assim que aconteceu, histórias como Chapeuzinho vermelho, Três porquinhos, João e o pé de feijão, Cachinhos Dourados, foram recontadas de maneiras diferentes.
Em relação a produção a professora surpreendeu-se com a criatividade e entusiasmo dos alunos, tanto quanto a escrita como as lustrações das mesmas.
Com os alunos do 4º ano a professora trabalhou alguns gêneros textuais de forma mais específica, sendo que os mesmos construíram um cartão postal para alguém de sua família, os mesmos serão encaminhados pelo correio às pessoas destinadas.
Para finalizar as atividades, oportunizou-se aos alunos um filme sobre João e Maria, sendo estes  personagens de uma das histórias clássicas.





















Um comentário:

  1. muito legal,e também acho legal resgatar histórias clássicas por que hoje em dia estão quase esquecidas...

    ResponderExcluir